No encontro com mais de 400 Bispos, realizado ontem ao meio dia na Catedral de São Mateus, em Washington D.C. (Estados Unidos), o Papa Francisco fez menção a situação dos imigrantes no país e pediu acolhê-los sem medo porque “tenho certeza de que, uma vez mais, eles enriqueceram o seu País e a sua Igreja”.

Durante seu discurso, o Santo Padre manifestou que acompanha com atenção o esforço que a Igreja realiza a fim de acolher e integrar aos imigrantes que chegam aos Estados Unidos “com o olhar dos peregrinos que se embarcam em busca de seus prometedores recursos de liberdade e prosperidade”.

O Pontífice recordou que ele mesmo vem de uma família de imigrantes e destacou: “A Igreja nos Estados Unidos conhece, como poucas, as esperanças dos corações dos peregrinos. Desde sempre aprendestes a sua língua, sustentastes a sua causa, integrastes as suas contribuições, defendestes os seus direitos, favorecestes a sua busca da prosperidade, conservastes acesa a chama da sua fé. Mesmo agora nenhuma instituição americana faz mais pelos imigrantes do que as vossas comunidades cristãs”.

“Também eu venho de uma terra vasta, imensa e não poucas vezes uniforme, que como a de vocês, recebeu a fé da bagagem dos missionários. Conheço bem a provocação de semear o Evangelho no coração de homens procedentes de mundos diversos, normalmente endurecidos pelo árduo caminho percorrido antes de chegar”, expressou o Papa.

“Neste momento, tendes esta longa vaga de imigração latina que investe muitas das vossas dioceses. Por isso, sinto a necessidade de vos agradecer e encorajar. Talvez não vos seja fácil ler a sua alma; talvez vos sintais desafiados pela sua diversidade. Sabei, no entanto, que também possuem recursos para partilhar. Por isso, acolhei-os sem medo. Oferecei-lhes o calor do amor de Cristo e decifrareis o mistério do seu coração. Estou certo de que, mais uma vez, estas pessoas enriquecerão a América e a sua Igreja”, concluiu o Papa Francisco.