Ao concluir a 89º Assembléia Plenária do Episcopado Chileno, o Bispo de Rancágua e Presidente do organismo, Dom. Alejandro Goic, assinalou que "a eqüidade e a globalização da solidariedade continuam sendo um desafio que ainda espera respostas urgentes", diante das eleições presidenciais de dezembro próximo.

Em declarações à imprensa, Dom. Goic afirmou que "os níveis de desigualdade na renda chegaram a níveis escandalosos, enquanto que a igualdade e a globalização continuam sendo desafio que ainda espera respostas urgentes".

Do mesmo modo, ao indicar que a Igreja não está para apoiar nenhum candidato em particular, assegurou que o papel desta é o de "chamar a atenção sobre os temas de seus programas".

Os bispos chilenos esperam que este tempo pré-eleitoral seja "particularmente rico e significativo para a democracia e a co-responsabilidade cidadã" e esperam além disso que os candidatos apresentem clara e oportunamente seus projetos de governo para que os cidadãos possam discernir convenientemente seu voto.

Por outro lado e em relação à legalização do "matrimônio" entre homossexuais na Espanha, Dom. Goic explicou que "embora não se deva discriminar ninguém, não se pode chamar matrimônio a algo que não o é, porque isso trocaria o valor das coisas". "Legislar sobre ‘matrimônio’ entre homossexuais não aceitaremos nunca", acrescentou.