Na última segunda-feira, o Papa Francisco deu início a mais uma reunião do Conselho dos Cardeais no Vaticano. Trata-se da décima primeira reunião deste grupo de trabalho conhecido popularmente como C9, instituído pelo Santo Padre. O grupo finalizou hoje a reunião, em Roma, com algumas novidades, entre elas, o estudo de um possível novo processo para a nomeação dos bispos.

A respeito deste tema, destacaram por meio de um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé que “em particular falaram sobre as qualidades e requisitos dos candidatos à luz das exigências do mundo de hoje, e da recopilação de informações a respeito. Naturalmente, o tema deve ser aprofundado e desenvolvido junto com os dicastérios interessados”.

A Comissão criada pelo Papa Francisco para estudar e desenvolver algumas reformas no funcionamento da cúria romana analisou, além disso, a proposta de uma nova congregação chamada – a princípio de forma indicativa – “Leigos, Família e Vida”, a qual deveria substituir o atual Pontifício Conselho para a Família e o Pontifício Conselho para os Leigos.

Em uma sessão informativa, o porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, detalhou que sobre este assunto interveio o Cardeal Dionigi Tettamanzi, Arcebispo Emérito de Milão, “a quem o Santo Padre tinha encarregado nos últimos meses um estudo sobre a viabilidade do projeto”.

“O Conselho, depois de submetê-lo a reflexão, apresentou uma proposta ao Pontífice, orientada a sua implementação”, assegurou o Pe. Lombardi.

O Conselho também examinou a proposta a respeito da nova congregação dedicada a “Caridade, Justiça e Paz” (substituiria o Pontifício Conselho Cor Unum, o Pontifício Conselho Justiça e Paz, o da Pastoral para os Emigrantes, e o da Pastoral Sanitária). Embora “fizessem a proposta acerca do projeto, o Conselho ainda não chegou a uma conclusão definitiva”, esclareceu o porta-voz.

Por sua parte, Dom Dario Eduardo Viganò, Prefeito da nova Secretaria de Comunicação (criada em junho deste ano) e Diretor do Centro Televisivo Vaticano, informou “a respeito dos primeiros passos que deram e de forma particular sobre a nomeação de um grupo de elaboração dos Estatutos para tal Secretaria”.

O Pe. Federico Lombardi manifestou ainda que “o grupo de trabalho já está formado e iniciou sua atividade, o grupo está composto por representantes das instituições interessadas”.

Nos estatutos que está sendo elaborado, “estão colocando uma atenção especial a consideração dos aspectos jurídicos e administrativos da atividade de comunicação da Santa Sé”. “Os Cardeais expressaram sua unânime aceitação, reiterando que, não obstante os avanços, facilitem-se com prontidão linhas precisas de comportamento para as instituições envolvidas”. 

Nesta sessão de trabalho, os Cardeais retomaram as reflexões em relação aos temas relacionados ao abuso de menores, “analisando profundamente a maneira de implementar as propostas formuladas, especialmente a possibilidade de acelerar a gestão dos numerosos casos pendentes”.

Por último, os membros do Conselho examinaram novamente o rascunho do preâmbulo da nova Constituição. Uma revisão que continuará sendo feita na próxima sessão de trabalho, a ser realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, conforme anunciou o porta-voz do Vaticano.