O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira o Presidente do Estado de Israel, Reuven Rivlin, no Palácio Apostólico do Vaticano. Durante este encontro, o Santo Padre manifestou ao mandatário seu desejo de fomentar um clima de confiança com os palestinos e o encorajou retomar as negociações diretas para chegar a um acordo que respeite as aspirações de ambos os povos.

Através do comunicado divulgado pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé, destaca que neste cordial encontro “foram evidenciadas a necessidade e a urgência de promover um clima de confiança entre israelenses e palestinos e de recomeçar as negociações diretas para atingir um acordo respeitoso das legítimas aspirações dos dois povos, como contribuição fundamental à paz e à estabilidade da região".  

Durante a audiência conversaram também a respeito da situação conflitiva de Médio Oriente, “com uma atenção especial na situação dos cristãos e outros grupos minoritários. Neste sentido, reconheceu-se a importância do diálogo inter-religioso e a responsabilidade dos líderes religiosos na promoção da reconciliação e a paz”.

O diálogo entre o Pontífice e o presidente israelense também serviu para tratar algumas questões entre o Estado de Israel e a Santa Sé: “manifestou-se o desejo de uma rápida conclusão do acordo bilateral, em curso de elaboração, e de uma solução apropriada sobre alguns temas de interesse comum, entre eles a situação das escolas cristãs no país” que é cada vez mais crítica.

Depois do encontro, o presidente israelense deu de presente ao Santo Padre uma esteira de basalto na qual aparece “pela primeira vez” uma menção a David fora da Bíblia. “Pensei que era justo que você tivesse este elemento para recordar a origem comum entre o cristianismo e o judaísmo”, disse Rivlin.

Já o Papa Francisco deu ao mandatário um medalhão de bronze com um galho de oliveira no meio de uma rosa e a inscrição: “procura o que une, supera o que divide”.

“Ante qualquer divisão, o verdadeiro desafio é a união”, disse o Santo Padre depois de entregar-lhe o medalhão e antes de dar-lhe sua encíclica Laudato Si' e a Evangelli Gaudium. “Reze por mim”, disse a Rivlin e sua esposa.

Depois deste encontro com o Pontífice, o Presidente de Israel e sua delegação se reuniram com o Secretário de estado, Cardeal Pietro Parolin.

Também pode te interessar:

"Nunca mais a guerra": discurso do Papa Francisco no encontro pela paz entre Israel e Palestina

http://www.acidigital.com/noticias/nunca-mais-a-guerra-integra-do-discurso-e-da-oracao-do-papa-francisco-no-encontro-pela-paz-entre-israel-e-palestina-91864/