A versão brasileira do Hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 será lançado nesta sexta-feira, 21, às 18h40, no Santuário Nacional de Aparecida, durante 8º Encontro dos Responsáveis Diocesanos pela Evangelização da Juventude.

A próxima JMJ, evento que reúne jovens do mundo todo, acontecerá de 25 a 31 de julho de 2016, na Cracóvia, Polônia.  

Adaptada da original, em polonês, a canção é uma composição de Padre Zezinho e Padre Joãozinho, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Hino foi gravado por jovens paroquianos de várias regiões do país.

Os autores da adaptação ao português têm um extenso histórico de evangelização pela música, sobretudo à juventude. Ambos estarão presentes no Encontro para o lançamento do Hino.

O lançamento acontecerá no segundo dia do Encontro de Responsáveis pela Evangelização da Juventude, evento que começou nesta quinta-feira e segue até sábado, 22, e tem como objetivo aprofundar os três eixos do projeto de evangelização dos jovens proposto pela CNBB: missão, assessoria e estruturas de acompanhamento.

O evento busca dar continuidade ao processo de revitalização da Pastoral Juvenil. São convidados bispos referenciais, responsáveis e assessores adultos das Dioceses e de cada expressão juvenil. Entre os presentes, estará o Bispo de Caxias do Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, que conduzirá o encontro.

Outro projeto que será abordado durante a programação é o Rota 300, que está envolvendo a juventude católica na comemoração do Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, data a ser comemorada em 2017.

Como preparação para a celebrar este Jubileu, uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está percorrendo as Dioceses do Brasil. O Projeto Rota 300 estimula que a acolhida da Imagem seja feita pela juventude local, fortalecendo o engajamento em suas comunidades de origem.