O Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Ortega, se reuniu na última segunda-feira com o presidente Raúl Castro para analisar os preparativos da visita do Papa Francisco à ilha entre os dias 19 e 22 de setembro.

“O general de Exército Raúl Castro Ruz recebeu na segunda-feira à tarde o cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana. Durante o cordial encontro, eles conversaram sobre o andamento dos preparativos para a visita a Cuba de Sua Santidade o Papa Francisco”, informou o noticiário da televisão cubana.

O telejornal indicou que Castro e o Arcebispo também falaram “sobre questões de interesse mútuo nas relações entre o Estado cubano e a Igreja Católica em Cuba”.

Como parte do programa, o Santo Padre visitará Havana, Holguín e Santiago de Cuba. Em cada cidade celebrará uma Missa.

No dia 22 de setembro, logo depois de encerrar sua visita à ilha, o Pontífice partirá aos Estados Unidos, onde participará do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia. Neste país também viria realizar encontros com o presidente Barack Obama, visitará a sede da ONU e presidirá a canonização do Pe. Junípero Serra.

O Pontífice teve um papel essencial intermediando a aproximação entre Estados Unidos e Cuba, que depois de meio século de ruptura diplomática, reabriram suas respectivas embaixadas no dia 20 de julho deste ano.

Por sua parte, o Cardeal Ortega sustentou entre 2010 e 2011 diálogos com as autoridades comunistas, com o fim de obter a liberdade dos últimos presos políticos que restavam da Primavera Negra de 2003. Entre eles um grupo partiu para exílio e outros permaneceram na ilha com licença extrapenal.