Os Salesianos no dia 16 de agosto o bicentenário de nascimento de seu fundador, São João Bosco. Para marcar a data, no Brasil, será realizada a Romaria Salesiana ao Santuário Nossa Senhora Aparecida (SP), no sábado, 15. Com o tema “Como Dom Bosco, com os jovens e para os jovens”, são esperadas milhares de pessoas ligadas aos Salesianos de Dom Bosco, às Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora e demais grupos que compõem esta família.

Neste dia, o 10º sucessor de Dom Bosco e Reitor-mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernandez Artime, estará na Itália. Mas, em vídeo enviado à Família Salesiana, diz que estará unido aos romeiros em Aparecida.

“Eu estarei na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim e será muito bonito pensar e sentir que vocês estarão no belo Santuário na Basílica de Aparecida. Poderemos estar muito unidos no Espírito”, declarou.

Padre Ángel animou a participação na romaria como uma forma de expressar o dom que São João Bosco representa para a Igreja e para o mundo. “Suscitado pelo Espírito, um carisma que nós devemos cuidar, mas que não é nossa propriedade. Por isso, a presença e o compromisso pessoal ajudam a vivificá-la”.

A Romaria terá início às 9h, com a concentração no Porto Itaguaçu, com acesso pelo quilômetro 74 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Avenida Itaguaçu. Lá chegará a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, levada pelos grupos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas (SP). Em seguida os romeiros partirão em caminhada até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antonio Carlos Altieri, SDB, presidirá a Missa solene.

De Aparecida, a romaria seguirá para Cachoeira Paulista (SP), na sede da Comunidade Canção Nova, que é membro da Família Salesiana desde 2009. Para o Delegado da Inspetoria Salesiana de São Paulo e organizador da romaria nacional, Irmão Antônio Carlos Martins, “encerrar as festividades na data em que é comemorado o bicentenário do nascimento de Dom Bosco e na Canção Nova é celebrar este momento importante em família, em casa”.

Em Cachoeira Paulista, ficará exposta para veneração uma relíquia de Dom Bosco – osso do braço direito do santo – levada por Padre André Torres, SDB, do Santuário Sagrado Coração de Jesus, de São Paulo (SP).

A programação contará com shows de evangelização com a Comunidade Canção Nova e bandas salesianas, na noite de sábado. No domingo, às 7h, acontecerá no Santuário do Pai das Misericórdias a Missa em ação de graças pelo bicentenário do nascimento de Dom Bosco, comemorado neste dia. Na sequência, haverá uma palestra com o Diretor da Obra Santa Luzia, em São Paulo, Padre Maurício Tadeu Miranda, SDB.

Para encerrar o encontro, Padre Silvio César Silva, SDB, de São José dos Campos (SP), conduzirá o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 10h30. Estão confirmadas as presenças do Vice inspetor e Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Roque Luiz Sibioni, e da Provincial da Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus, Irmã Alzira Cizuma Nakashima.

Nascido em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d’Asti, na Itália, João Belchior Bosco teve aos 9 anos seu primeiro sonho profético. Dele, intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ordenado sacerdote em 1841, escolheu como lema: “Da mihi animas cetera tolle” (Dai-me almas e ficai com o resto). Iniciou o trabalho junto aos jovens mais pobres, com o Oratório, que colocou sob proteção de São Francisco de Sales.

Organizou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra italiana que significa “amor educativo”. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934. No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II o proclamou Pai e Mestre da Juventude.

Em mensagem pelo bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o Reitor-mor dos salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, afirmou que esta data é “uma ocasião preciosa que nos é oferecida para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança, e sonhar o futuro da missão evangelizadora e educativa de nossa Família Salesiana com força e novidade evangélica, com coragem e olhar profético, deixando-nos guiar pelo Espírito que sempre nos aproximará da novidade de Deus”.

Confira o convite de Padre Ángel Fernández Artime, para a Romaria: https://www.youtube.com/watch?v=xY8ojaMgr-0