Os monges beneditinos de Nursia (Itália) vivem em “ora et labora”, isto é, cantando salmos e produzindo pequenas obras para manter-se. Há algumas semanas também lançaram um álbum através do qual compartilham sua oração com o mundo, conforme afirmam, “uma música que tem o que a alma necessita”.

“Os monges passam várias horas ao dia cantando a Missa e o ofício divino. Praticamente faz parte do ar que respiramos. Existe muita contaminação em nosso mundo e o ar puro do canto gregoriano é como um sopro de ar fresco”, disse ao Grupo ACI o Pe. Cassian Folsom, prior do mosteiro beneditino de Nursia.

No dia 2 de junho, os monges lançaram sua última e mais importante produção: “Benedicta: Canto Mariano desde a Nursia” com o selo do Montfort Music, da Decca Classics e Universal Music Classics. O álbum pode ser adquirido em Amazon, possui 33 pistas, incluindo cantos litúrgicos que caracterizaram a vida dos monges beneditinos há mais de mil anos.

“O canto é belo e nossas almas necessitam a beleza para crescer e desenvolver-se. O canto é o amor da Igreja ao seu Senhor, expressa o amor que está no coração do monge”, declarou o Pe. Cassian.

“Os monges são pessoas normais e nossa experiência é, de certo modo, a experiência de qualquer outro homem. Estou convencido de que essa beleza através do canto servirá de alimento espiritual para aqueles que o escutaram”.

Os cantos incluem hinos, antífonas e responsos da liturgia e também obras conhecidas como ‘Salve Regina’ e Ave Maria, inclusive obras menos conhecidas como ‘Virgo Parens Christi’.

“A seleção tão especial que fizemos, faz com que este seja um álbum único, pois adicionamos cantos do Ofício Divino e da Missa que já não são usados, com responsos solenes pouco conhecidos, mas também cantos do repertório da devoção popular. Algumas são obras mais conhecidas dedicadas à Virgem Maria, enquanto outras são próprias das suas festas”, afirmou o prior do mosteiro. 

O álbum musical também inclui alguns ‘capitula’, leituras bíblicas somente de alguns versos cantadas em um tom muito simples e que, normalmente, são lidas durante o Ofício Divino.

Além do desejo de compartilhar sua oração, os monges também esperam que ‘Benedicta’ possa contribuir na melhoria da música nas paróquias católicas do mundo inteiro.

“Seria maravilhoso que nosso álbum pudesse inspirar um redescobrimento do canto gregoriano nas paróquias”, disse o Pe. Cassian.

O mosteiro de Nursia, lugar no qual nasceu São Bento, foi fundado em 1998. Atualmente vivem 18 homens neste mosteiro, a metade dos monges são americanos, e cuja faixa de idade é de aproximadamente 33 anos.

O dinheiro arrecadado através da venda deste disco ajudará a manter o mosteiro onde, segundo explica o Pe. Cassian, “sempre existem projetos a serem realizados”.

A comunidade está trabalhando na granja localizada nos subúrbios de Nursia. “Está dentro da propriedade de um antigo mosteiro capuchinho em ruínas. Estamos renovando a Igreja e os espaços comuns para que os monges possam usá-lo para um dia de retiro ou para períodos maiores de exercícios espirituais. Também começamos o cultivo de algumas verduras e diversas árvores frutíferas”.

Esta comunidade é conhecida – pelos que moram ao redor do mosteiro –, pela sua famosa cerveja, ‘Birra Nursia’. “A cerveja, embora seja eu quem afirma, é muito boa”, disse o Pe. Cassian Folsom.