Em um histórico acordo assinado hoje, o Vaticano reconheceu de forma oficial a Palestina como um Estado. Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o documento “refere-se aos aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja no Estado da Palestina”.

O acordo foi assinado pelo Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, e o Ministro dos Assuntos Exteriores da Palestina, Riad Al-Malki.

O governo de Israel expressou sua rejeição à assinatura deste acordo através de um comunicado do seu Ministério de Relações Exteriores.

Ao manifestar sua rejeição à assinatura deste acordo, o Ministério de Relações Exteriores de Israel assinalou que, “para seu governo, este tratado ameaça as perspectivas de avançar com um acordo de paz e também ameaça o esforço internacional de convencer a Autoridade a Palestina a voltar a negociações diretamente com Israel”.

“Embora ainda seja necessário estudar detalhadamente este acordo, Israel avaliará suas implicâncias para uma futura cooperação com o Vaticano”, assegurou.

Entretanto, para a Santa Sé o documento assinado hoje constitui um novo passo, desde a assinatura do Acordo Base entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina no ano 2000. “Pois o acordo é fruto das negociações realizadas nos últimos anos por uma comissão bilateral”, indicou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A Santa Sé assegurou também: “Através deste acordo com o Estado Palestino reafirma o apoio a uma solução negociada e pacífica da situação na região”.

“O Acordo Global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina entrará em vigor depois que ambos países informarem, por escrito, que os requisitos constitucionais ou internos são satisfatórios”, informou o Vaticano.