A cidade de Roma se prepara para receber a meio milhão de peregrinos e dezenas de delegações oficiais do mundo inteiro, com ocasião da Missa inaugural do pontificado do Bento XVI.

"Roma se prepara com serenidade para outra prova extraordinária. Uma vez mais, contamos com o civismo e a grande generosidade dos cidadãos", explicou o prefeito Walter Veltroni, quem junto às autoridades municipais elaborou um dispositivo especial de segurança e de transporte similar ao desdobrado durante os funerais de João Paulo II.

Entre os esperados, destaca a delegação da Alemanha que poderia chegar com 100 mil peregrinos encabeçados pelo chanceler Gerhard Schroeder, o presidente Horst Koehler e o Padre Georg Ratzinger, irmão mais velho do Pontífice.

Espera-se também a presença dos reis da Espanha, João Carlos e Sofía, assim como vários chefes de estado que estão confirmando sua assistência à Missa inaugural do pontificado do Bento XVI.

Entretanto, estima-se que a presença de delegações oficiais seja muito menor que a dos funerais de João Paulo II. Bento XVI receberá na cerimônia dois dos sinais visíveis de um Papa: o pálio pontifício e seu próprio anel do Pescador, que representa a São Pedro jogando as redes.

Como ocorreu nos funerais do João Paulo II, os fiéis e cidadãos de Roma poderão presenciar a Missa em telas gigantes instaladas em diversos pontos da cidade.

"Trabalhamos para que o nível de eficácia se mantenha. Para a cidade é um motivo de grande orgulho", assegurou o prefeito.