Em declarações à imprensa, o Arcebispo de Chicago, Cardeal Francis George, revelou que a eleição do novo Papa “foi clara quase desde o início”.

Em uma conferência de imprensa realizada no Pontifício Colégio Norte-americano, logo depois da primeira Missa do Santo Padre, o Cardeal George também comentou que “temos a um homem (Bento XVI) bem preparado que compreende à sociedade ocidental e sua história”.

Quanto aos desafios que enfrentará Bento XVI, o Cardeal George disse que “26 anos depois (da eleição do João Paulo II), os desafios maiores na missão da Igreja provêm do ocidente”.

“Quem espera grandes mudanças em questões essenciais de fé, não as verão nem neste Pontificado nem em nenhum outro”, declarou o Cardeal.

“Todos sabíamos que o Cardeal Ratzinger era um forte candidato devido a suas aptidões particulares”, assinalou por sua parte o Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, e acrescentou que “devido a seus extraordinários dons, somente alguns poucos poderiam haver-lhe feito frente na eleição”.

Ambos os cardeais esperam que a atmosfera fraterna que existe entre os cardeais se mantenha. Comentaram também que Bento XVI estima muito a seus ex-pares e como Cardeal com freqüência procurava seu conselho

.