Nesta quinta-feira, 14 de maio está sendo realizado em Roma, na Sala Paulo VI no Vaticano, o Concerto “Com os pobres e pelos pobres”, os lugares de honra, serão ocupados por indigentes, desabrigados e migrantes. O evento foi organizado pela Esmolaria Pontifícia e as ofertas recolhidas ajudaram a financiar as obras de caridade do Santo Padre.

O Papa Francisco encontrou nesta quarta-feira, 13 de maio, antes da Audiência Geral na Praça de São Pedro, os organizadores e patrocinadores deste concerto. Ele se dirigiu a todos agradecendo a iniciativa: “Agradeço a todos por tudo aquilo que têm feito, fazem e farão por este concerto que nos une”.

“A música tem a capacidade de unir as almas e de nos unir ao Senhor... Até a música triste, os ‘adágios’ lamentosos, nos ajudam nos momentos de dificuldade”, recordou o Santo Padre.

O Papa Francisco agradeceu novamente: “Obrigado a todos porque em meio ao materialismo que nos circunda, um pouco de espírito nos fará bem e trará alegria”.

“Como cristãos, compartilhamos a alegria de um Pai que ama todos e nos reúne a todos como irmãos. Será um concerto para semear alegria; uma semente que permanecerá nas almas de todos e fará bem a todos”, afirmou o Pontífice.

O concerto será interpretado pela Orquestra Filarmônica Salernitana “Giusseppe Verdi”, dirigida pelo professor Daniel Oren e o Coral diocesano de Roma, dirigido por Mons. Marco Frisina.

O programa inclui fragmentos de música sacra e música escrita por Dom Frisina. Além disso, serão apresentadas algumas peças da obra musical “A Divina Comédia” para celebrar 750 anos do nascimento de Dante Alighieri, conhecido como o pai da língua italiana.