Em um dia como hoje, 35 anos atrás, fundou-se a agência ACI Prensa de notícias católicas em espanhol. Ao longo de todo este tempo, o compromisso e a tarefa de informar os católicos e o mundo, sempre em comunhão com a Igreja, guiou o trabalho dos que servimos neste apostolado, estendido agora também ao mundo lusófono e anglofalante. Aqui revelamos um pouco da nossa história e o nosso mais bem guardado segredo.

ACI Prensa (Agência Católica de Informações) foi fundada em Lima (Peru) no dia 13 de março de 1980 pelo missionário comboniano alemão Adalberto Maria Mohn (+1987), quem estabeleceu um diretório de leigos católicos que em 1987 nomeou como diretor o jornalista Alejandro Bermúdez.

Desde sua fundação, ACI Prensa publicou o boletim de análise informativa sobre temas eclesiásticos SELAT - Serviços Latino-americanos, que durante os anos ‘80s e ‘90s se imprimia quinzenalmente e se enviava por correio regular a numerosas diocese na América e Europa.

No final dos anos 80, ACI Prensa iniciou sua produção radial e começou a emitir programas católicos que se difundiam em diversas emissoras da América Latina.

Com o desenvolvimento da Internet, teve início um marco histórico para a ACI Prensa, pois a agência “abraçou esta tecnologia desde seus inícios, quando ainda não se popularizavam os websites, e se introduzia o correio eletrônico, os foros e os chamados ‘boletins eletrônicos’", explicou Bermúdez.

“Em 1996 nos estabelecemos oficialmente como uma agência na Web. Em pouco tempo tínhamos um trânsito equivalente ao número de pessoas ao que chegávamos tarde por via impressa. O resto é história e aventura”, ressaltou.

ACI Prensa é integrada por profissionais em comunicação de diversos carismas, agrupamentos e comunidades católicos. Um grupo variado, como é a própria Igreja, convencido da missão evangelizadora que Cristo lhe encomendou.

Da agência ACI Prensa, surgiram a Catholic News Agency (em inglês) e ACI Digital (em português). Completam o Grupo ACI, os serviços em espanhol: Enciclopedia Católica e Móvil Católico.

Em junho de 2014, a rede católica de comunicações norte-americana EWTN e o Grupo ACI se fundiram. O canal católico, fundado em 1981 pela Madre Angélica na cidade de Irondale, Alabama (Estados Unidos), está disponível em mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios, constituindo a rede dos religiosos maior do mundo.

O Grupo ACI já superou o milhão de seguidores nas redes sociais, através de seus distintos perfis em espanhol, inglês e português. E em breve, lançará edições em outros idiomas.

“Em todo o Grupo ACI estamos a ponto de dar um salto radical em termos de estrutura interna de nossas páginas Web. O usuário verá algo muito parecido ao que vê hoje, mas em termos de usabilidade, personalização, adaptação automática às diversas plataformas de leitura e geo-posicionamento, a melhora será enorme”, afirma Alejandro Bermúdez.

“Ao longo destes passos importantes se manterá o mesmo princípio: proporcionar conteúdo que permita expressar a beleza da Igreja como sacramento de salvação, mediante os recursos tecnológicos do presente e do futuro”, enfatizou.

Ryan Thomas, Gerente Geral do Grupo ACI, falou sobre este importante aniversário e afirmou que “é incrível como crescemos durante estes 35 anos, partindo de um escritório muito humilde em Lima, Peru, com muito poucas pessoas e hoje em dia contamos com presença em sete países e em três continentes”.

Do mesmo modo, Thomas agradeceu a cada um dos leitores porque graças a eles “pudemos crescer, difundindo cada vez mais as notícias e/ou conteúdos. Pedimos ao Senhor Jesus para que possamos seguir crescendo cada vez mais, para poder chegar a mais pessoas”.

Algo que poucos sabem e que é uma ação fundamental no trabalho e crescimento do Grupo ACI é que todos os seus integrantes, dos diversos escritórios do mundo, ao meio dia se reúnem ao redor da imagem da Virgem Maria para rezar o Ângelus.

Isto permite recordar que se trabalha para Deus, com o auxílio de Maria e o amparo de São José. O momento também é aproveitado para pedir pelas intenções do Papa, algumas preces particulares e pelos leitores e usuários do grupo.

Hoje o Brasil e o mundo dizem: Feliz aniversário, ACI Prensa!

A celebração já foi acolhida nas redes sociais com mensagens e saudações usando a hashtag #ACI35.