A iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco, será vivenciada pelas igrejas em todo o mundo nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de março. Para incentivar um momento especial de perdão e oração em preparação para a Semana Santa e terá como tema de reflexão “Deus é rico em misericórdia” (Efésios 2,4). A iniciativa, que contará com a hashtag #24horasparaoSenhor, propõe 24 horas de orações e atendimento de confissões nas igrejas e comunidades.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização informou que se quis celebrar novamente esta iniciativa de “24 horas para o Senhor” depois do imenso sucesso que teve em 2014, quando foi realizada pela primeira vez nos dias 28 e 29 de março. Este ano, o tema que orientará a reflexão será “Deus rico em misericórdia (Ef 2,4)”.

Em Belo Horizonte (MG), as igrejas estarão de portas abertas, para oferecer aos fiéis a possibilidade de receberem o sacramento da Confissão. No Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, além da Adoração Eucarística, diversos padres estarão disponíveis para o atendimento de confissões, em tempo integral, entre 18h do dia 13 de março, sexta-feira e 18h do dia 14 de março, sábado.

Em São Paulo, na Catedral da Sé será feito um mutirão de atendimentos de Confissões nesta sexta-feira, 13, das 7h às 21h.  Ao longo do dia, haverá, ainda, adoração eucarística permanente e missas às 9h, 12h e 17h. No Rio de Janeiro, a Arquidiocese de São Sebastião realizará confissões e adoração ao Santíssimo em eventos em cada um dos vicariatos: Jacarepaguá, Urbano, Leopoldina, Oeste, Norte, Santa Cruz, Suburbano e Sul.

O Santo Padre presidirá a liturgia penitencial em São Pedro, colocando o sacramento da reconciliação no centro do caminho da nova evangelização de toda a Igreja.

“Podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor pretende dar expressão a esta necessidade da oração”, afirmou o Papa Francisco, em sua Mensagem para a Quaresma.