Na noite desta quinta-feira, dia 12 de março, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado com as cores vermelha e azul, para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção das doenças renais. Durante o evento, que terá início às 18h, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, vai abençoar a campanha de conscientização e também os que sofrem em decorrência dessas enfermidades.

A iniciativa é da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Nefrologia e a programação no alto do Corcovado também vai contar com um recital de música clássica.

 “O Cristo Redentor acolhe, de forma especial, a todos os enfermos, que sofrem de doenças renais crônicas. E a nós cabe o apoio aos que lutam pela conscientização sobre os principais sintomas, com a certeza de que mais informação pode salvar vidas”, destacou padre Omar.

A celebração da data, escolhida por ser, desde 2007, Dia Mundial do Rim, pretende dar mais visibilidade aos principais fatores de risco para o aparecimento e progresso das doenças renais, com o objetivo de que este grave problema de saúde, que já atinge aproximadamente 13 milhões de brasileiros, seja reconhecido em seus sinais precoces.