O Arcebispo italiano Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família e postulador da causa de canonização de Dom Óscar Arnulfo Romero anunciou que a data de beatificação do Arcebispo de San Salvador foi marcada para o próximo dia 23 de maio.

Assim o indica o jornal Avvenire da Conferência Episcopal Italiana que assinala que a celebração será presidida em San Salvador (El Salvador) pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. Para preparar o evento, Dom Paglia está nestes dias no país centro-americano.

O Prelado italiano oferece hoje uma conferência de imprensa na qual divulgará os detalhes da beatificação, depois da autorização que o Papa Francisco concedeu no dia 3 de fevereiro para a promulgação do decreto que reconhece o martírio de Dom Romero.

Embora alguns relacionem a morte de Dom Oscar Romero a uma suposta simpatia pela teologia da libertação, o secretário do futuro beato, Mons. Jesus Delgado, afirmou que o mártir nunca se interessou por esta corrente contrária à doutrina da Igreja.

O secretário pessoal de Dom Romero assegurou em uma recente entrevista concedida ao Grupo ACI que os teólogos da libertação visitavam o arcebispo e lhe deixavam os seus livros, mas a realidade é que nunca os abriu: “quando escrevi a sua vida fui revisar a sua biblioteca. Evidentemente, os teólogos da libertação sempre que o visitavam lhe deixavam um livro, seus livros”.

“Vi-os, estavam puros e imaculados, nunca os abriu, jamais, nem os leu, nem os consultou nunca. Em vez disso, todos os livros dos padres da Igreja estavam manuseados por aqui e por lá, eram a fonte de sua inspiração”, afirmou Mons. Delgado.

Nesse sentido, assegurou que Dom Romero “da Teologia da Libertação não soube nada, não quis informar-se disso, ele estava aderido fielmente à Igreja Católica e, sobretudo, à doutrina dos Papas”.

“Foi abrindo o caminho com o Evangelho a uma teologia de Deus presente nos pobres, que podíamos chamá-lo assim: 'Deus presente vivendo com os pobres e caminhando com os pobres”, assegurou.