Durante a extensa homilia pronunciada esta quarta-feira na Capela Sistina ante o pleno do Colégio Cardenalício, o Papa Bento XVI chamou os católicos a viver com maior intensidade este Ano da Eucaristia convocado por seu Predecessor.

“Meu pontificado inicia enquanto a Igreja vive o ano especial dedicado à Eucaristia”, disse o Pontífice, e logo se perguntou: “Como não ver nesta coincidência providencial um elemento que deve caracterizar o ministério ao que estou chamado?”

“Neste ano, portanto, terá-se que celebrar com relevo particular a solenidade do Corpus Christi”, disse o Papa.

“A Eucaristia constituirá o centro da Jornada Mundial da Juventude em Colônia e em outubro, da Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema será: ‘A Eucaristia, fonte e cúpula da vida e a missão da Igreja’”.

o Papa pediu a quão católicos “intensifiquem nos próximos meses o amor e a devoção ao Jesus Eucaristia e que expressem com valentia e claridade a fé na esperança real do Senhor, sobre tudo mediante a solenidade e a dignidade das celebrações”.

O Pontífice pediu “de modo especial aos sacerdotes, nos que penso neste momento com grande afeto”.

“Alimentados e sustentados pela Eucaristia, os católicos não podem deixar de sentir-se estimulados a tender àquela plena unidade que Cristo desejou ardentemente no Cenáculo”, destacou.