A Sala de Imprensa da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) manifestou o seu repúdio pelo assassinato do casal alemão Roberto Natto e Erika Reiser de Natto, executados por membros do grupo terrorista Exército do Povo Paraguaio (EPP).
 
Robert Natto e sua esposa Érika Reiser de Natto foram assassinados depois de um confronto entre agentes da Força de Tarefa Conjunta (FTC) e membros do EPP, em 28 de janeiro. Os dois foram sequestrados em sua casa em Concepção, conforme assinalam as autoridades.
 
O jornal ABC Color entrou em contato com o ministro do Interior, Francisco de Vargas, que confirmou os fatos e detalhou que os cadáveres apresentam buracos de balas nas costas. Sobre as razões do homicídio, o alto funcionário não descartou a hipótese de vingança por parte do grupo de guerrilheiros.
 
Em um comunicado enviado ao Grupo ACI, “os bispos do Paraguai rejeitam e condenam este crime e suas consequências; e expressam as suas condolências, proximidade espiritual e solidariedade com os familiares e seres queridos das vítimas. Do mesmo modo, elevam orações pelos falecidos”.
 
Depois de assinalar que “a vida humana é um valor supremo, é sagrada, e atentar contra ela constitui um grave delito”, os prelados afirmam que “a Igreja exorta as autoridades a colocarem o máximo empenho em proteger a vida das pessoas, identificar os responsáveis pelo crime e aplicar a lei”.
 
“Ao mesmo tempo –concluem– pedem que todos os cidadãos trabalhem em solidariedade e comunhão pela paz em suas comunidades”.