O Arcebispo da Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle, dirigiu umas emocionadas palavras ao Papa Francisco ao final da primeira Missa que celebrou na Catedral da capital de Filipinas, e lhe disse ao Santo Padre que “trouxe à ilha um terremoto” que não destrói mas desperta.
 
O Cardeal filipino, referiu-se aos distintos desastres naturais que golpearam o país em sua história recente, disse que “agora, que muitos da nossa pobre gente está começando a levantar-se dos recentes desastres naturais e das calamidades humanas, você Santo Padre, vem a nós. Traz-nos o fogo, não o que destrói, mas o que purifica”, depois do qual todos os assistentes à Missa aplaudiram efusivamente.
 
“Traz-nos um terremoto, não para destruir a não ser para despertar. Traz-nos as armas, não para matar mas para nos confirmar. De fato, “Tu és Pedro, a Rocha sobre a qual Jesus constrói sua Igreja”.
 
O Arcebispo filipino disse logo ao Pontífice que “nós os bispos, os sacerdotes e os religiosos e religiosas vimos e vivemos o sofrimento e a determinação de nossa gente: ‘Afligidos em tudo mas não curvados, perplexos mas não se desesperados’”.
 
Diante deste cenário, continuou, o Cardeal Tagle se perguntou: “Qual é o segredo da resistência dos filipinos? O Padre Horacio da Costa, SJ, seu irmão jesuíta, historiador, sacerdote, religioso e nacionalista deu uma resposta: Disse que o filipino tem dois tesouros: a música e a fé”.
 
“Nossas melodias fazem que nossos espíritos se levantem por cima das tragédias da vida. Nossa fé nos permite nos levantar uma e outra vez ante o fogo letal, os terremotos, os tufões e as guerras”.
 
Para concluir, o Cardeal disse: “Com sua visita, vemos que Jesus renovará e reconstruirá a Sua Igreja nas Filipinas. Mabuhay! (Bem-vindo!) Santo Padre”.