O Bispo Auxiliar de Lima, Dom José Antonio Eguren, presidiu uma Missa na Catedral local pelo Conclave e recordou aos peruanos que a atitude principal dos católicos diante dessa circunstância deve ser “a oração perseverante feita em íntima harmonia e unidade com a Igreja  toda”.

“A oração, irmãos, nunca deve ser nosso último recurso, mas pelo contrário, sempre a primeira coisa a fazer”, adicionou o Bispo e explicou que “pedir com confiança filial” deve ser “nossa tarefa principal esses dias”.

“Orar fervorosamente ao Senhor para que assista aos cardeais eleitores de maneira que iluminados pela graça do Espírito Santo, designem um Pai e Pastor digno para a Igreja, que se dedique com todas suas forças ao serviço do Povo de Deus”, adicionou.

Dom Eguren recordou que “a tarefa dos cardeais eleitores é muito delicada. No fundo o grande “eleitor” do Conclave é o Espírito Santo. A missão dos cardeais consiste em abrir-se com docilidade às moções do Espírito para eleger àquele que o Senhor quer de agora em diante como seu Vigário na terra”.

Do mesmo modo, esclareceu que “o Conclave, não é um ato político, apoiado em cálculos ou interesses humanos, mas sim um ato de fé, que procura escolher ao Sucessor de Pedro. Por isso envolve a toda a comunidade eclesiástica e não somente aos cardeais eleitores”.

Dom Eguren ofereceu a seguinte oração ante o Conclave: 

“Senhor Jesus: Tu és o Bom Pastor
que dá a vida por suas ovelhas!
Apoiados na maternal intercessão
de Santa María, Mãe da Igreja,
te suplicamos que envies o Espírito Santo
sobre os cardeais eleitores
reunidos em Conclave
junto ao túmulo do Apóstolo São Pedro.
Manifesta-lhes o teu desígnio divino,
para que escolham, com espírito de sabedoria e de inteligência
a quem Tu queres por Bispo de Roma
e Pastor de toda a Igreja.
E a nós concede-nos um olhar de fé,
para reconhecer nele o teu Vigário na terra,
professar-lhe uma explícita fidelidade,
e trabalhar com ele e sob ele
na obra da Nova Evangelização
do terceiro milênio.
Que assim seja. Amém”.