Nesta quinta-feira 15 de janeiro, o Papa Francisco deverá aterrissar nas Filipinas e segundo as autoridades locais o pouso ocorrerá poucas horas antes do primeiro ciclone da temporada atingir o país. O Arcebispo de Manila pediu aos católicos que se unam em oração para que o clima não afete a visita papal.

O serviço meteorológico estatal informou que a tormenta tropical denominada "Amang" (que se traduz como "Pai") chegaria com ventos máximos de 65 quilômetros por hora perto do centro e rajadas de até 80 quilômetros por hora nas extremidades.

"Amang" ingressaria na chamada zona de responsabilidade filipina às 8 a.m. de 15 de janeiro, à tarde o Papa Francisco chegará a Manila para uma visita de cinco dias.

À medida que a tormenta se aproxime do território filipino haverá céus nublados com chuvas ligeiras e prováveis tempestades elétricas. Segundo fontes oficiais há uma possibilidade de que a tormenta toque terra e no sábado desate chuvas em Tacloban, onde o super tufão Haiyan (Iolanda) deixou mais de seis mil mortos em novembro de 2013, e que o Papa visitará neste mesmo dia.

Em coletiva de imprensa no Sri Lanka, o diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, fez votos para que Amang não se converta em furacão e esclareceu que o Papa Francisco "não tem medo de chuva".

Oração pelo clima

O Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle pediu aos sacerdotes, religiosos e leigos de sua arquidiocese que rezem pelo bom clima durante a visita papal.

O Santo Padre tem programado visitar os danificados de Tacloban, celebrar uma Missa multitudinária, almoçar com um grupo de sobreviventes e inaugurar um centro de assistência para os mais necessitados.

“Rezemos pelo bom clima durante a visita do Santo Padre. Imploremos ao Deus da criação que clareie os céus quando chegar o Papa Franciso e visite Tacloban", afirmou.

Esta é a oração que difundiu o Arcebispo:

Pai Todo-poderoso, elevamos nossos corações para ti

em agradecimento pelas maravilhas da criação,

por tua providência ao prover nossas necessidades

e por tua sabedoria que guia o curso do universo.

Deus Pai Nosso te pedimos bom tempo e céus claros

quando nosso querido Papa Francisco aterrissar em nossas costas.

Oramos especialmente para que quando se encontre com o povo de Tacloban

seja sob condições justas e confortáveis,

para que todos possam experimentar plenamente o calor de sua presença.

Sabemos que nada é impossível para ti

Mais em

e pedimos com coração humilde e contrito,

acreditando sempre na tua solicitude e providência.

Nós o pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo agora e para sempre.

Amém.