O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, assinalou que as cidades de Nova Iorque e Washington D.C. são possíveis destinos da viagem do Papa Francisco aos Estados Unidos, embora tenha precisado que ainda não há confirmação a respeito.

Em declarações ao Grupo ACI em Roma hoje, 6 de janeiro, o Cardeal Parolin indicou: “acho que o Papa irá às Nações Unidas, todo mundo está falando disso… mas ainda não foi feito nenhum anúncio oficial”.

O Cardeal italiano conversou com alguns jornalistas norte-americanos no Pontifício Colégio Norte-americano onde abençoou as novas instalações desta instituição. “É claro” também que o Santo Padre poderia realizar uma visita à capital, Washington D.C. e reiterou que “não foi feita nenhuma confirmação” a respeito.

Foi o próprio Papa Francisco que anunciou a sua visita aos Estados Unidos no dia 17 de novembro do ano passado durante a realização da conferência “Humanum” sobre a complementariedade do homem e da mulher. Nesse dia o Pontífice disse que participará do Encontro Mundial das Famílias que terá como sede a Filadélfia entre os dias 22 e 27 de setembro. O programa da viagem ainda não foi divulgado.

Sobre o recente anúncio do restabelecimento das relações entre os Estados Unidos e Cuba, tema no qual o Papa Francisco foi mediador, o Cardeal comentou que “o presidente dos Estados Unidos já agradeceu ao Papa pelo apoio que deu neste importante passo” e ressaltou que “a diplomacia da Santa Sé está sempre lá para ajudar a construir pontes”.

O Cardeal disse também que se poderia dizer que a diplomacia vaticana “está agora mais ativa (não só) esperando, mas propondo (soluções para a paz) já que há muitos conflitos” atualmente no mundo.