A Santa Sé confirmou hoje a viagem do Papa Francisco ao Sri Lanka e às Filipinas que acontecerá entre os dias 12 e 19 de janeiro.

No primeiro país, o Santo Padre canonizará o beato José Vaz, sacerdote indiano fundador da Congregação do Oratório de Goa e missionário em Ceilão, que foi proclamado beato por São João Paulo II em 1995.

Além disso, celebrará no mesmo dia de sua chegada um encontro inter-religioso. Nas Filipinas, onde estará por quatro dias, terá encontros com as autoridades civis e religiosas e celebrará um grande encontro de jovens.

No mês de julho, durante a roda de imprensa no voo de regresso da Terra Santa, o Papa já havia comentado sobre a sua provável visita a estes dois países. A primeira viagem para a Ásia foi em agosto deste ano à Coréia do Sul.

O Santo Padre sairá do aeroporto romano de Fiumicino na segunda-feira, 12 de janeiro, às 19h e chegará a Colombo, a capital do Sri Lanka na terça-feira, 13, às 9h.

Depois da cerimônia de boas-vindas se encontrará com os bispos desse país no Arcebispado e depois fará uma visita de cortesia ao Presidente da República. O dia terminará com um encontro inter-religioso no Bandaranaike Memorial.

Na quarta-feira, 14 de janeiro, durante uma missa celebrada às 8h30 no Galle Face Green canonizará o beato José Vaz e depois irá para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu. Voltará em helicóptero para Colombo.

A quinta-feira começará com uma visita à capela de Nossa Senhora de Lanka em Bolawalana, com a qual o Papa se despedirá do Sri Lanka e fará, às 9h o voo para Manila, capital das Filipinas, onde será acolhido oficialmente às 17h45 (hora local).

Na sexta-feira, 16 de janeiro, Francisco se encontrará, em visita de cortesia, com o Presidente das Filipinas no Palácio Presidencial onde depois pronunciará um discurso para as autoridades e o corpo diplomático.

Às 11h15 na Catedral da Imaculada Conceição, celebrará uma missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas. O último ato da quinta-feira será o encontro com as famílias no Mall of Asia Arena.

No sábado, 17 de janeiro, o Pontífice irá em avião de Manila para Tacloban onde celebrará uma Missa no aeroporto e almoçará com os sobreviventes do tufão Yolanda. Pela tarde abençoará o Centro para os Pobres Papa Francisco e se encontrará com os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e famílias dos sobreviventes do tufão na Catedral de Palo. Depois retornará a Manila.

No domingo, 18 de janeiro, terá um encontro com os líderes religiosos das Filipinas na Universidade Santo Tomás de Manila e mais tarde com os jovens no campo esportivo da universidade. O dia terminará com uma Missa celebrada no parque Rizal.

Na segunda-feira, 19 de janeiro, o Papa terminará a sua viagem deixando Manila às 10h para retornar a Roma, onde sua chegada está prevista para cerca de 17h40 (hora local).