Na última Missa dos novendiais em sufrágio do Papa João Paulo II, o Cardeal Protodiácono Jorge Arturo Medina Estévez, Prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e os Sacramentos, afirmou que  o coração de João Paulo II, imagem fiel do Bom Pastor, assemelhava-se ao Coração de Jesus.

 

O Cardeal chileno –que será quem anuncie ao mundo inteiro o “Habemus Papam”– começou sua homilia fazendo de interlocutor da Igreja, afirmando que “nossos sentimentos para ele são de gratidão, de veneração e de alegria, pela graça de ter vivido uma parte importante de nossa peregrinação terrena sob a guia deste exímio pastor, imagem fiel daquele que é o Bom Pastor e guardião de nossas almas”.

 

O Cardeal recordou como João Paulo II celebrava a Eucaristia: Os que observamos como João Paulo II celebrava a Santíssima Eucaristia, tivemos a clara percepção de como para ele a oferenda de sua vida, unida à oferenda do Jesus, era o centro de sua existência. João Paulo II foi verdadeiramente um homem eucarístico, modelado pelo exemplo da María”.

 

Depois de destacar seu magistério, sua dedicação apostólica, seu amor pelos pobres, sua preocupação pela paz, sua  predileção pelos jovens e pelas famílias” e “sua incansável defesa da vida”, entre outros aspectos do Pontífice, o Cardeal afirmou que “verdadeiramente, o coração de João Paulo II se assemelhava ao Coração do Jesus”.

 

Também recordou sua consciência da Misericórdia de Deus: “João Paulo II foi muito conciente da necessidade de todo homem de confiar na misericórdia de Deus, e foi esta a convicção  que o levou a estabelecer como domingo da misericórdia o segundo domingo de Páscoa. Era esta mesma convicção  que o fazia, cada Sexta-feira Santa, baixar a esta Basílica para administrar o sacramento da Penitência”.

 

Ao final de sua homilia o Cardeal Medina se dirigiu ao defunto Papa dizendo: “João Paulo II, servo fiel e prudente, entra pelos méritos de Jesus Cristo no gozo de seu Senhor!. O adora, contempla seu rosto, leva seu nome sobre sua fronte. Não haverá para ti mais noite e não terá jamais necessidade de luz de abajur ou de sol, porque o Senhor Deus te iluminará e reinará com todos os Santos, pelos séculos dos séculos!”.