Durante o Primeiro Simpósio Internacional sobre “A função educativa do cinema” que se realiza em Valência, a roteirista de cinema norte-americana Barbara Nicolosi, diretora da escola de roteiristas de Los Angeles “Act One: Writing for Hollywood”, afirmou que  “os cristãos têm muito que contribuir para a indústria do cinema em Hollywood”.

Nicolosi explicou que os cristãos podem contribuir com “a espiritualidade do artista, a ética da arte e da  indústria do cinema, além de tudo o que pode colaborar para desenvolver o ser humano e não embrutecê-lo”.

Os produtores de cinema “estão experimentando mudanças que há uns quatro anos eram impensáveis” e são “muitas as produções que incorporam temas de espiritualidade”, acrescentou a roteirista.

A escola de roteiristas “Act One” reúne  cerca de 300 escritores que trabalham em todos os níveis da indústria cinematográfica de Hollywood e Nova York. Nesse centro “se forma, apóiam e situam na indústria uma nova geração de responsáveis  cinematográficos cristãos”, afirmou Nicolosi e ressaltou que seu objetivo principal é “ajudar os criadores cristãos a introduzir-se na sociedade atual através do cinema, a forma mais poderosa de cultura de nosso tempo”.

Por sua vez, Andrea Piersanti, diretor de cinema e presidente do Instituto Luce de Roma, afirmou que após observar o sucesso de público em todo o mundo do filme de Mel Gibson “A Paixão de Cristo”, houve  “um grito de satisfação e de libertação, o final de um pesadelo”.

Entre outros expositores que intervirão nestas jornadas destaca a presença do diretor  de cinema  Krysztof Zanussi, Leão de Ouro do Festival de Cine de Veneza, prêmio Robert Bresson 2003 da Bienal de Veneza e  presidente de Tor Films.

Durante as jornadas serão projetados nos Cinemas Lys vários filmes nos quais se  “pretende confrontar a  repercussão na transmissão de mensagens positivos na sociedade e  como porta de acesso para a  receptividade crítica”. Assim, serão projetados filmes como “Eu sou Sam” de Jessie Nelson; “A cor do paraíso” de Majad Majidi; “Life as a sexually transmitted disease” de Krzysztof Zanussi; e “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, que fechará o simpósio.

O Simpósio, organizado pela Universidade Católica São Vicente Mártir de Valência, foi inaugurado nesta manhã em um ato presidido pelo Arcebispo, Dom Agustín García-Gasco; e reuniu uma centena de pessoas através de conferências, mesas redondas e projeção de filmes.