O Bispo de Siro-Malabar de Beltangady, (sudeste da Índia) Dom. Lawrence Mukkuzhy, indicou que perdemos um grande Papa, ao recordar as históricas visitas do Pontífice à Índia em 1986 e 1999.

Durante sua visita à sede internacional da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Prelado destacou que "em face às exigências de alguns grupos hinduístas para que não faça declarações nesse sentido, João Paulo II disse claramente que Jesus é o Filho de Deus e o Redentor".

Quanto à situação que atravessa sua diocese, que conta com 25 mil católicos e que foi erguida em 1999, Dom Mukkuzhy assinalou que "a maioria destes fiéis são migrantes do Estado de Kerala que devem integrar-se em seu novo lar. Por isso, é preciso traduzir os textos litúrgicos ao kannada, a língua local".

Além disso, qualificou as relações da Igreja local com o Estado e outras religiões como "muito boas", reconhecendo que desde 2000 vem recebendo o apoio incansável de AIN.

"Realmente, ajudaram-me muito, sobretudo com a construção de Igrejas, a tradução de literatura religiosa e a formação de sacerdotes, religiosas e leigos", concluiu.