O Pe. Joseph Fessio, fundador e editor da Ignatius Press, a editora encarregada de publicar o livro “Remaining in the Truth of Christ: Marriage and Communion in the Catholic Church” (Permanecendo na verdade de Cristo: Matrimônio e comunhão na Igreja Católica) o qual critica a postura do Cardeal Walter Kasper que propõe que católicos divorciados em nova união possam receber a Eucaristia, respondeu às polêmicas declarações do Cardeal a respeito do livro que deve ser lançado em Outubro no contexto do Sínodo para as Famílias.

O livro “Remaining in the Truth of Christ: Marriage and Communion in the Catholic Church” (Permanecendo na verdade de Cristo: Matrimônio e comunhão na Igreja Católica) reúne diferentes ensaios sobre o enfoque pastoral da Igreja a respeito dos católicos divorciados em nova união. Entre os autores destes ensaios se encontram cinco cardeais e outros estudiosos. São eles: Dom Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Dom Raymond Leo Burke, Prefeito do Tribunal da Signatura Apostólica Vaticana; Walter Brandmüller, presidente emérito do Comitê Pontifício de Ciências Históricas; Dom Carlo Caffarra, Arzobispo de Bolonha e um dos teólogos mais próximos a São João Paulo II em matérias de matrimônio e família e Dom Velasio De Paolis, Presidente emérito da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Na introdução do livro, a Ignatius Press assinala que os ensaios são uma resposta ao livro do Cardeal Walter Kasper “The Gospel of the Family” (O Evangelho da família), publicado este ano, no qual o purpurado propõe que os católicos divorciados em nova união possam receber a Eucaristia.

A controvérsia sobre o tema surgiu quando o Cardeal Kasper pronunciou um discurso de duas horas perante os Cardeais reunidos em um consistório realizado em fevereiro deste ano. Em seu discurso, Kasper se centrou no tema da família e defendeu sua postura expressa ainda em outras entrevistas e discursos seus.

Em um comunicado ao grupo ACI, o Pe. Fessio (S.J.) analisou a entrevista que o periódico italiano La Stampa fez ao Cardeal Kasper no dia 18 de setembro e respondeu ponto por ponto às declarações do Cardeal.

Na entrevista, Dom Walter Kasper declarou que soube da existência do livro por jornalistas que tinham recebido cópias antecipadas deste. O Cardeal assinalou que não tinha recebido uma cópia antecipada e acrescentou: "em toda minha vida acadêmica nunca me sucedeu algo do tipo".

"O Sr. escolheu abandonar a vida acadêmica para entrar na vida pública. Deve acostumar-se a ela", respondeu o Pe. Fessio.

O sacerdote também faz referência à declaração do Cardeal Kasper que indica que "se os cardeais, que são os mais próximos colaboradores do Papa, intervêm desta maneira pública e organizada, ao menos no que diz respeito à história mais recente da Igreja, encontramo-nos ante uma situação sem precedentes".

"Bom, o Sr. fez algo sem precedentes", respondeu o P. Fessio. "E foi um tanto organizado e público. Supõe-se que deveria tê-lo feito em segredo, mas o Sr. publicou um livro sobre sua intervenção no consistório".

Por outra parte, o Pe. Fessio respondeu à declaração do Cardeal Kasper na qual afirmava que suas observações não tinham oferecido "uma solução definitiva", e sim "algumas perguntas e considerações para possíveis respostas" para situação dos divorciados que voltaram a casar-se.

"Bom, do que se queixa então?" perguntou o P. Fessio. "Acaso o Sr. tem respostas suas próprias considerações? Ou não eram estas as respostas que esperava?".

Os cardeais contribuintes do livro assinalam que os ensinamentos da Bíblia e dos Padres da Igreja não são compatíveis com a prática defendida pelo Cardeal Kasper. No resumo do livro, os autores esclarecem que não existe contradição entre a "verdadeira misericórdia e compaixão" e a doutrina católica e prática pastoral. A doutrina católica "fundamenta-se nos ensinamentos do próprio Jesus".

Do mesmo modo, em muitas ocasiões o Papa Francisco reafirmou a indissolubilidade e natureza permanente do matrimônio cristão, assinalando que "a santidade e indissolubilidade do matrimônio cristão, é às vezes desintegrada por uma tremenda pressão do mundo secular. Deve-se aprofundar em uma doutrina clara e apoiar-se no testemunho de casais casados comprometidos", e que estas verdades devem ser anunciadas "com grande compaixão".

Outras críticas à postura do Cardeal Kasper vieram dos cardeais Angelo Scola, Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, e George Pell, membro do conselho de nove cardeais que são assessores especiais do Papa Francisco.

Para aumentar a polêmica em torno do lançamento do livro, no último 17 de setembro, o jornal católico francês La Croix informou que "uma fonte de grande autoridade próxima ao Papa argentino" afirmou que Francisco estaria "insatisfeito pela publicação desta obra coletiva".

Entretanto, fontes próximas ao Papa negam esta afirmação e informaram ao grupo ACI que o Papa nem sequer foi informado do livro a ser lançado pela Ignatius Press.