A pedido do governo africano, a comunidade salesiana de Freetown (Serra Leoa), abriu um centro para acolher às crianças órfãs por causa do vírus ebola, fato que foi agradecido pelo reitor maior dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández, pois os missionários estão atendendo os doentes “como Dom Bosco o teria feito”.

O reitor manifestou estas palavras durante uma comunicação via Skype com o Pe. José Ubaldino Andrade, diretor do centro de acolhida, a quem transmitiu a proximidade de toda a Congregação Salesiana. “Uma proximidade que não depende só da curiosidade ou da admiração para os que cumprem atos heroicos, mas está motivada pelo fato de que eles representam a cara e as mãos da Congregação nessa zona”, afirmou o Pe. Fernández.

"Estão fazendo o que Dom Bosco mesmo teria feito. Obrigado por estar lá e ajudar os jovens que mais precisam", acrescentou.

Nesse sentido, informou-se que os missionários continuam sendo apoiados com meios econômicos e através da oração e o apoio moral. Do mesmo modo, recomendou-lhes que tenham cuidado consigo mesmos, já que um melhor serviço aos mais necessitados depende de seu bem-estar, especialmente nesta nova obra encarregada aos Salesianos pelo governo de Serra Leoa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que em relação à emergência, morreram 2.400 pessoas em Guiné, Libéria e Serra Leoa. Do mesmo modo, dos mais de 300 trabalhadores da saúde contagiados, quase a metade morreu.