Logo que a Comissão de Justiça do Congresso aprovasse o projeto de lei que equipara as uniões homossexuais ao matrimônio, a plataforma cidadã HazteOir (Faz-te ouvir) denunciou que o Governo socialista não quer dialogar com as associações mais representativas das famílias e só deseja legislar para 0,1 por cento dos casais espanhóis.

Ignacio Arsuaga, presidente do HazteOir.org, assinalou que o PSOE não mostrou interesse por estabelecer um diálogo com as associações “que representam à arrasadora maioria das famílias espanholas”.

Para o presidente da plataforma, o governo socialista “manifesta um escasso interesse pela vontade da maioria”. Assinalou que na agenda governamental existe “uma curiosa urgência por legislar para 0,1 por cento dos casais espanhóis”.

Diante desses fatos, a plataforma cidadã HazteOir anunciou mobilizações contra esse projeto que ataca à “instituição mais valorizada por nossa sociedade”.

Arsuaga também denunciou a tentativa dos socialistas por aprovar “a adoção de meninos por casais homossexuais”, apesar de que “um amplo setor científico e pedagógico” se  opõe a isso. “Nós gostaríamos que Zapateiro demonstrasse o mesmo interesse por levar adiante políticas familiares que sirvam para proteger à infância”, assinalou.

Em 16 de março, dois parlamentares do PSOE, integrantes da Comissão, manifestaram-lhe sua decisão de ir enfrente com o projeto de lei sem maiores modificações.

A plataforma cidadã assinalou então que o PSOE tratava de “maquiar seu desprezo pelo diálogo com os principais afetados, através de uma reunião que chega muito tarde e que não serve para nada, dada a nula vontade de chegar a acordos”.

Para o presidente do HazteOir, “este Governo fala de disposição, diálogo e consenso, mas seus feitos demonstram que o estilo que prefere é o do rolo compressor ideológico”.