A edição impressa do jornal da Santa Sé, L’Osservotare Romano (LOR), já permite aos seus leitores passar do papel ao vídeo com seus dispositivos móveis graças à incorporação de códigos QR que acompanharão a coluna sobre a homilia diária do Papa Francisco na Santa Marta.

“A decisão de colocar no nosso jornal um código QR junto às homilias pronunciadas pelo Papa Francisco na Missa matutina na Santa Marta, não é uma moda ou adaptação à mentalidade do mundo, mas é mais uma ponte por onde caminhar se o leitor o deseja”, explica LOR em um artigo publicado na sua edição de 7 de setembro.

A tecnologia do código QR (Quick Response), “de resposta rápida” por suas siglas em inglês, baseia-se em um código de barras bidimensional com informação que ao ser decifrada dirige o usuário a um site da internet.

Neste caso o código QR do LOR dirigirá ao canal do Vaticano no YouTube, administrado pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV).

Embora o código QR tenha sido criado há 20 anos com outro objetivo, hoje faz parte da publicidade e da comunicação de cada dia, e é comum encontrá-lo em numerosas publicações.

Numerosas marcas usam o código QR para chamar a atenção do usuário e convidá-lo a descobrir seu conteúdo. Com apenas um gesto através de um tablet ou smartphone se pode acessar a informação.

Para muitos decifrar um código QR pode ser um pouco complicado, mas na realidade é algo muito simples.  Requer baixar um dos muitos aplicativos que permitem ler os códigos QR, e uma vez instalado, selecionar e focar a câmera do dispositivo para o quadradinho em questão.