Em um comunicado emitido pelo Ofício das Celebrações Litúrgicas se informou que a participação na missa Pró Eligendo Summo Pontifice, essa segunda-feira 18 de abril às 10h na Basílica Vaticana, será aberta para todos os fiéis de modo que se manifeste “a comunhão na oração por parte de toda a Igreja em um momento tão importante".

O documento ressalta que "a Igreja toda, espiritualmente unida a María, Mãe de Jesus, chamada a perseverar unânime na oração, segundo o exemplo da primeira comunidade cristã, eleva humildes e insistentes orações ao Senhor, para que ilumine as mentes dos Eleitores e os torne concordes para obter uma solícita e unânime eleição do novo Papa".

O decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Joseph Ratzinger, será quem presida a Santa Missa "para a eleição do Romano Pontífice", em que concelebrarão outros cardeais eleitores.

No comunicado, “convida-se especialmente a que participem da Eucaristia os bispos, sacerdotes, diáconos, membros dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, assim como os fiéis laicos de todo o povo de Deus presente em Roma".

Esse mesmo dia, segunda-feira 18, às 16.30, terá lugar o início do conclave e o juramento para a eleição do novo Romano Pontífice, segundo o previsto no "Ordo Rituum Conclavis". Segundo este documento, os cardeais eleitores, precedidos pela Cruz e o Livro dos Evangelhos, ao canto das ladainhas dos Santos, se dirigirão em procissão desde a Sala das Bênçãos até a Capela Sixtina, onde depois do canto do "Veni Creator", pronunciarão o juramento prescrito.

Além dos cardeais eleitores, participarão da procissão o Secretário do Conclave, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, o Secretário do Cardeal Decano, o eclesiástico que pregará a meditação, os ceremonieiros, o diácono, os ajudantes e a Capela Musical Pontifícia.