O Papa Francisco fez uma oração especial pela missão que encomendou ao Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que se encontra há vários dias no Iraque, para que o Senhor o acompanhe nesta missão.

Em italiano, o Santo Padre disse durante a Missa que "o Cardeal Fernando Filoni, que deveria estar entre nós, foi enviado pelo Papa para ajudar os perseguidos, as minorias nessa terra, todos os que sofrem. Que o Senhor lhe seja próximo nessa missão".

O Papa Francisco visitou a Coréia entre os dias 14 e 18 de agosto e expressou em diversas ocasiões a sua preocupação pelos cristãos que atualmente sofrem uma brutal perseguição no Iraque.

Há alguns dias, o Pontífice escreveu na sua conta do twitter diversas mensagens sobre a difícil situação dos cristãos iraquianos como as seguintes: “Senhor, diante de tanta violência no Iraque, ajudai-nos a perseverar na oração e na generosidade” e “O meu coração sangra, quando penso nas crianças do Iraque. Nossa Senhora, Nossa Mãe, as proteja!”.