Logo depois da Missa de Exéquias do Papa João Paulo II celebrada em 8 de abril, inaugurou-se pela primeira vez na Ilha, uma amostra fotográfica governamental sobre o Pontífice no Memorial José Martí na Praça da Revolução em Havana.

A mostra de 56 fotografias, que será exibida até 22 de abril, inclui imagens da visita oficial que o presidente Fidel Castro fez a João Paulo II em 1996 no Vaticano, bem como da visita Papal a Cuba dois anos mas tarde. Também serão exibidas moedas e medalhas comemorativas pelos 26 anos de pontificado de João Paulo II.

Segundo Periódico 26, a mostra foi inaugurada pelo diretor do Programa José Martí, Armando Hart Dávalos, diante da presença do Ministro de Cultura, Abel Prieto e de outros funcionários da Partida Comunista e o Núncio do Papa em Cuba, o Arcebispo Luigi Bonazzi.

O historiador cubano Eusébio Leal, destacou que o Papa João Paulo II era um amigo sincero de Cuba, e assinalou ao Periódico 26, que o legado do recente Papa transcenderá ao longo da história.