Nos meses prévios a sua morte, o Papa João Paulo II estava preparando uma encíclica sobre a caridade como resposta ao fenômeno da globalização, conforme revelou a ACI Imprensa o Arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifica Academia das Ciências.

O Arcebispo argentino, comissionado pelo Papa para instaurar um ramo específico da Pontifícia Academia dedicada às ciências sociais, disse a ACI que o tema da globalização era um assunto social que preocupava particularmente ao Pontífice.

“O Santo Padre considerava que a globalização era um fato irreversível, e se mostrava moderadamente otimista sobre seus alcances”, disse o Prelado.

Entretanto, assinalou que João Paulo II estava profundamente preocupado pelas desigualdades que podem gerar-se quando a liberdade humana não é adequadamente usada para corrigir a brecha existente entre ricos e pobres, para alcançar de modo similar, níveis de desenvolvimento, bem-estar e justiça no mundo.

“Como alguma vez se disse, o Papa vinha trabalhando o tema em uma encíclica sobre a caridade”, disse o Arcebispo Sánchez Sorondo. “O Santo Padre estava convencido de que a Caridade Cristã, em sua total expressão, era a resposta aos possíveis vazios deixados pela globalização”, acrescentou.