O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, fez um chamado para que Israel acabe com o bloqueio naval, aéreo e terrestre imposto sobre Gaza, pois se as condições de vida dos palestinos não mudarem, as tréguas não servirão para nada.

“Também os túneis construídos em Gaza são de alguma forma um produto de embargo: se colocarem fim a este assédio, se abrirão estradas e se permitirá a liberdade de movimento das pessoas e mercadorias. Se for permitida a liberdade de pesca no mar diante de Gaza, então tudo poderá se mover em superfície e ninguém terá necessidade de cavar túneis de passagem subterrânea”, expressou.

Em declarações à agência Fides, o Arcebispo criticou a campanha militar, pois “parece quase que estão querendo fazer de Gaza uma fábrica de desesperados, destinados a se transformar facilmente em fundamentalistas prontos a tudo”.

Do mesmo modo, assinalou que o desejo perverso e cego de aniquilar o inimigo está convertendo a população civil de Gaza em uma vítima a sacrificar. “Basta olhar para as vítimas: 70% são mulheres e crianças. Isto sugere que, entre tantos túneis o Hamas não pensou em construir refúgios subterrâneos para o povo”, indicou.

O Arcebispo também pediu passar das declarações à ajuda concreta. “Chegam tantas cartas de muitos amigos que vivem em outros países e continentes. Nós agradecemos, mas talvez exista muita compaixão e pouca ajuda concreta. Fui visitar os feridos que saíram de Gaza acolhidos no Hospital Francês e fiquei impressionado. Até suas famílias precisam de tudo”.

“Nós fazemos o que podemos com a Caritas e os recursos do Patriarcado, mas do exterior vemos chegar pouca ajuda concreta e eficaz. Não bastam mensagem e declarações colocadas na rede para dizer: estamos com vocês”, expressou.