Quando nesta manhã, os restos so Papa João Paulo II foram sepultados na cripta vaticano, seu ataúde incluiu alguns objetos contemplados no rito fúnebre. Um dos mais chamativo foi o "rogito", um tubo de chumbo com duas folhas de pergaminho que apresentam sua vida "como santa, testemunho de piedade e paternidade".

Segundo algumas agências internacionais, o conteúdo transcendeu depois da leitura deste documento por parte do Mestre de cerimônias Pontifícias, Dom. Piero Marini, antes que se fechasse o singelo ataúde de cipreste com a cruz e o "M" de Maria impressos. A descrição do "rogito" termina com a frase "João Paulo II deixou a todos um testemunho de piedade, vida santa e paternidade universal".

O texto, que fica para a posteridade, foi assinado por todos os cardeais que assistiram ao ato, o Camarlengo, Eduardo Martínez Somalo; o Secretário de estado, Angelo Sodano; o arcipreste da basílica vaticano, Francesco Marchisano; o vigário de Roma, Camillo Ruini; o Decano do Colégio Cardinalício, Joseph Ratzinger; o Prefeito da Casa Pontifícia, Dom. James Harvey; e o secretário do Papa, Dom. Stanislao Dziwisz.

O "rogito" começa com a data e hora da morte do Papa João Paulo II, 2 de abril de 2005 às 21h37, e acrescenta "que passou deste mundo ao Pai acompanhado da toda a Igreja e especialmente dos jovens. João Paulo II foi o Papa número 264 e sua memória permanece no coração da Igreja e da inteira humanidade".

Em seguida, o texto conta a vida de Karol Wojtyla, sua origem polonês e as dificuldades que liberou em sua formação sacerdotal devido à perseguição das forças de ocupação nazista, "por isso teve que trabalhar em uma mina e depois na fábrica química de Solvay".

A biografia cita momentos específicos de sua vida: Em 1942 foi a um seminário católico clandestino. Em 1946 foi ordenado sacerdote. Em 1958 o Papa Pio XII o nomeou Bispo Auxiliar de Cracóvia. Paulo VI o nomeou arcebispo, e em 1967 foi criado cardeal.

O "rogito" reconhece que "o Pontificado de João Paulo II foi um dos mais longos da história. Neste período, sob vários aspectos, produziram-se muitas mudanças –como a queda de alguns regimes– nos quais ele mesmo contribuiu. Com o objetivo de anunciar o Evangelho, realizou numerosas viagens a várias nações e mais que nenhum outro Papa anterior se reuniu com o Povo de Deus, com os responsáveis pelas Nações, nas celebrações, nas audiências e nas especiais visita pastorais".

Uma das passagens está dedicada ao especial afeto do Papa pelos jovens e a instauração das Jornadas Mundiais da Juventude, reunindo milhões de jovens em várias partes do mundo.

"Ajudou com êxito a favorecer o diálogo com os judeus e os representantes de outras religiões. Ampliou o colégio Cardinalício criando 231 cardeais (mais um 'in pectore')", acrescenta. A biografia termina com a lista de todos os escritos, encíclicas e cartas apostólicas redigidas por João Paulo II.