Ao presidir neste sábado a Missa em Sibari, durante a sua visita à Calábria, região com grande presença da máfia italiana N'dranghetta, o Papa Francisco assegurou que os mafiosos não estão em comunhão com a Igreja, estão excomungados.

“Aqueles que não estão nesse caminho do bem, como os mafiosos, não estão em comunhão com Deus, estão excomungados!”, exclamou.

O Santo Padre indicou que “quando a adoração do Senhor se substitui pela adoração do dinheiro, abre-se caminho ao pecado, aos interesses pessoais e ao abuso”.

“Quando não se adora a Deus, o Senhor, convertem-se em adoradores do mal, como aqueles que vivem de desonestidade e de violência”.

Francisco assinalou que “sua terra, tão bela, conhece as marcas deste pecado. L’Ndrangheta é isto: Adoração do mal e desprezo do bem comum! Esse mal precisa ser combatido, afastado, é necessário dizer-lhes não”.

“A Igreja que sei que está tão comprometida com a educação das consciências, deve sempre dedicar-se mais para que o bem possa prevalecer. As nossas crianças nos pedem isso, os nossos jovens necessitados de esperança nos pedem isso”.

O Papa disse que “hoje o confessamos com o olhar dirigido ao Corpus Domini, ao Sacramento do altar. E por esta fé, nós renunciamos a Satanás e a todas as suas seduções; renunciamos aos ídolos do dinheiro, da vaidade, do orgulho, do poder, da violência”.