Nesta segunda-feira, 16, o Primaz da Comunhão Anglicana e arcebispo de Canterbury, Justine Welby. A visita de Welby a Roma, que começou sábado, 14, faz parte do engajamento do líder contra a escravidão e o tráfico de pessoas. Welby esteve no Vaticano acompanhado de sua delegação e pelos Cardeais Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, e Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Sobre o encontro o Papa diz que espera que este sirva para reforçar as relações de amizade e seu grande compromisso na causa da reconciliação e da comunhão entre os cristãos.

Aludindo à passagem de Emaús, o Pontífice disse em seu pronunciamento: “Sobre o que estavam discutindo pelo caminho?”, perguntou Jesus a seus discípulos, provocando uma sensação de vergonha entre eles, que disputavam entre si qual era o maior. Lembrando esta passagem do Evangelho de Marcos, o Papa Francisco disse que “nós também nos sentimos confusos pela distância existente entre o chamado do Senhor e a nossa pobre resposta”.

“Diante de seu olhar de misericórdia, não podemos fingir que a nossa divisão não seja um escândalo, um obstáculo ao anúncio do Evangelho da salvação ao mundo. Nossa vista é muitas vezes ofuscada pelo peso da história de nossas divisões, e nossa vontade nem sempre é livre da ambição humana”, afirmou o Papa Francisco em declarações reunidas pelo site oficial de notícias do Vaticano www.news.va.

Francisco recordou o encontro que tiveram em 17 de março passado, quando se propuseram o compromisso mútuo de lutar para erradicar a escravidão e o tráfico humano em todo o mundo: “Neste campo de ação foram promovidas significativas atividades de cooperação. Muitas iniciativas nascidas em nossas comunidades estão sendo conduzidas com generosidade e coragem em várias partes do mundo”.

Como exemplo, Francisco citou a rede contra o tráfico de mulheres criada em vários institutos femininos e conclui seu discurso afirmando: “Vamos perseverar na luta às novas formas de escravidão, contribuir para dar alívio às vítimas e combater este trágico comércio”.

Depois da tradicional troca de presentes e as fotos, os líderes se dirigiram à Capela Urbano VIII, para um momento de oração conjunta.