Desde o aumento da violência suscitada por ataques de grupos relacionados ao Al Qaeda no Iraque, o Papa Francisco expressou sua preocupação e oração, reiterando seu chamado à paz, à reconciliação e à justiça nesse país.

Em dias recentes, guerrilheiros vinculados ao grupo terrorista Al Qaeda lançou uma ofensiva contra o governo do país e tomou importantes cidades, dirigindo-se para a capital, Bagdá.

Em suas palavras posteriores à oração do Ângelus, hoje na Praça de São Pedro, o Santo Padre indicou: “sigo com muita preocupação os acontecimentos destes últimos dias no Iraque. Convido-os a todos vocês a unirem-se à minha oração pela querida nação iraquiana, sobretudo pelas vítimas e aqueles que sofre em primeiro lugar as consequências do incremento da violência, em particular, pelas tantas pessoas, entre as quais muitos cristãos, que tiveram que deixar a própria casa”.

“Desejo para toda a população a segurança e a paz e um futuro de reconciliação e de justiça, onde todos os iraquianos, qualquer seja sua crença religiosa, possam construir juntos sua pátria, tornando-a um modelo de convivência”.

Francisco pediu que “rezemos à Virgem, todos juntos, pelo povo iraquiano”.