A primeira mulher em alcançar a prefeitura de Belém, o povo onde Jesus nasceu, falou sobre a forte relação entre a sua cidade e o Vaticano, agradeceu os esforços do Papa Francisco e considerou que são uma oportunidade para trabalhar pela justiça.

“A mensagem de paz que começou em Belém pode ser fortalecida e sustentada por outra identidade no Vaticano”, disse Vera Baboun ao Grupo ACI. “Em outras palavras, o Vaticano pode ser o óleo que mantém acesa a estrela de Belém”. Vera Baboun, mãe de cinco filhos, a primeira prefeita de Belém e a segunda mulher em ocupar um cargo como este em toda a Palestina, reuniu-se com o Papa Francisco em duas ocasiões importantes durante a visita do Pontífice à Jordânia, Israel e Palestina.

Durante o seu segundo encontro com o Papa, quando Baboun acompanhou o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, em sua audiência com o Pontífice, o presidente recebeu uma caneta do pontífice. Abbas disse ao Papa que usará o presente “quando assine o acordo de paz” entre Israel e Palestina.

A reação do Papa Francisco “foi realmente a de um líder humano e espiritual. Isso é muito importante para mim como prefeita de Belém. Saber que não estamos sozinhos”.

Ao falar sobre as suas expectativas quanto aos frutos da visita do Papa, Baboun indicou que “é muito difícil” dizê-lo, pois a resposta também depende de outras pessoas.

“Nossas expectativas são nossos sonhos. Todos nós vivemos em uma carência de paz e normalmente quando existe uma carência seu sonho é preencher essa falta”, expressou a prefeita e esclareceu que “não poderemos cumprir esse sonho sozinhos, precisa-se de mais de um indivíduo para que a nossa expectativa se faça realidade”.