A imprensa internacional reparou nas faixas improvisadas em italiano por dezenas de peregrinos na Missa de exéquias do Papa João Paulo II. Todas ocupadas por um mesmo pedido: "Santo Subito", que significa "Santo Já".

O pedido de uma eventual beatificação e logo canonização do Pontífice percorreu virtualmente todos os países do mundo e esta manhã se apoderou em vários momentos da Praça de São Pedro.

“Em vários momentos da Missa várias pessoas pediram com clamores que João Paulo II seja proclamado santo. O pedido, acompanhado por intermináveis aplausos, começou a escutar-se quando o Cardeal Ratzinger terminou a homilia. Além disso, havia algumas faixas em italiano em que estava escrito ‘Santo subito’ (Santo já) e ‘Giovanni Paolo II IL Grande’ (Juan Pablo II o Grande)”, reportou o Vatican Information Service (VIS).

O féretro de João Paulo II, carregado por 12 portadores, foi levado em procissão até o interior do templo em meio de uma fervorosa ovação, enquanto batiam os sinos e muitos agitavam suas mãos despedindo o Papa.

"Santo, santo, santo", fizeram coro durante longos minutos as centenas de milhares de devotos e peregrinos enquanto ondeavam bandeiras dos cinco continentes. Um grupo de hispanofalantes levava um cartaz com a frase “Santo Já”.

Algumas cifras

Segundo o VIS, participaram da Missa de exéquias pelo Santo Padre monarcas reinantes de 10 países, 57 chefes de Estado, 3 príncipes herdeiros, 17 chefes de governo, os chefes de 3 organizações internacionais e representantes de outras 10, 3 esposas de chefes de Estado, 8 vice-presidentes de Estado, 6 primeiros vice ministros, 4 presidentes de parlamentos, 12 ministros de Exteriores, 13 ministros e embaixadores de 24 países.

Das delegações religiosas formavam parte 140 pessoas, entre elas representantes das Igrejas Ortodoxas, das Igrejas Orientais Ortodoxas, das Igrejas e comunhões eclesiásticas do Ocidente, organizações cristãs internacionais, a Associação Nacional de Evangélicos, representantes do Judaísmo, do Islã e delegações das religiões não cristãs.

Milhões de pessoas chegadas a Roma para assistir ao funeral do João Paulo II, mas que não puderam estar na Praça de São Pedro, viram a cerimônia graças a 27 telas gigantes distribuídas por toda a cidade, incluidos dois estádios de futebol da capital, a Universidade de Tor Vergata, o Circo Máximo, as basílicas de São João de Latrão, Santa María Maior e São Paulo Extramuros, a Praça do Povo, a Praça do Ressurgimento, o Coliseu e a Via da Conciliação, a  grande avenida que desemboca na Praça de São Pedro.

Na quinta-feira, o Prefeito de Roma, Walter Veltroni, declarou que "é como se Roma tivesse recebido outra Roma".