O Pontifício Conselho “Cor Unum” celebrará em 30 de maio um encontro com as organizações caritativas católicas que atuam em meio da crise humanitária na Síria, para avaliar as ações realizadas e determinar as prioridades para o futuro.

A Santa Sé informou que “a reunião, apoiada por 25 organizações, terá duas fases”. Durante a manhã, depois da introdução do Presidente do Cor Unum”, Cardeal Robert Sarah; intervirão o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin; o Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari; e o Presidente da Cáritas Síria, Dom Antoine Audo.

Segundo o programa, o objetivo é apresentar as atividades realizadas no escritório de informação em Beirute, instituído em 2013, “para recolher e difundir dados sobre o trabalho das organizações católicas”. “A tarde se dedicará aos aspectos concretos da cooperação entre as diferentes partes da Síria e os países vizinhos”, informou-se.

Como se recorda, como resultado da violência na Síria, a Santa Sé, junto com a atividade diplomática das nunciaturas, as relações com as Igrejas locais e o trabalho das agências caritativas católicas, participa ativamente nos programas de ajuda e assistência humanitária.

Segundo os dados disponíveis, a crise teria causado até o momento cerca de 160.000 vítimas, e existiriam mais de dois milhões de refugiados sírios, quase todos nos países do Oriente Médio e mediterrâneos, assim como uns seis milhões de deslocados internos.