Amanhã sexta-feira às 10h, hora de Roma,  começarão os funerais do Papa João Paulo II, uma cerimônia que durará três horas e será presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Joseph Ratzinger.

As exéquias finais serão realizadas segundo o rito "Ordo exequiarum Romani Pontificis", tal como  deixa estabelecida a Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis", escrita por João Paulo II e publicada em 1996.

O corpo do Pontífice será colocado em um ataúde especial e a cerimônia fúnebre será no átrio da Basílica de São Pedro.

Nesta noite, quando se fecharem as portas da Basílica,  o corpo começará a ser preparado para o enterro. Seus restos serão colocados em um ataúde que antes do enterro será introduzido em outros dois féretros, um dentro do outro. Antes de fechá-lo, seu rosto será coberto com um véu de seda branca.

Serão colocadas no ataúde algumas moedas cunhadas durante seu Pontificado, a mitra vaticana e o "rogito", um documento escrito em latim sobre a vida do defunto Papa que será lido durante a cerimônia e que colocado dentro de um tubo de chumbo.

Antes de fechar o ataúde, o Cardeal Camarlengo, Eduardo Martínez Somalo, lerá o Salmo 41, 2. Na Missa será rezado o Salmo 64, uma leitura dos Atos dos Apóstolos, o Salmo 22, e outra leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses. O Evangelho corresponde a São João.

Depois da Eucaristia, os cardeais presentes se aproximarão do ataúde e rezarão o "rito da última recomendação" no qual encomendam a alma do Papa a Deus.

O Cardeal Camillo Ruini, Vigário de Roma, realizará a chamada "Súplica da Igreja romana" e em seguida será a vez da  "Súplica das Igrejas orientais", que será pronunciada pelos patriarcas.

Ao final da Missa o féretro será levado em procissão através da porta de Santa Marta para as grutas vaticanas, em companhia de alguns cardeais, para seu sepultamento na capela onde estava enterrado o Papa João XXIII.

Sobre o caixão –que estará sob a terra- será colocada  apenas uma lápide de mármore e não um sarcófago. Em sua lápide se lerá "Johannes Paulus P. P. II". Não haverão imagens de televisão nesta fase.

Durante o enterro, o Camarlengo recitará o "Salve Regina" e se procede ao enterro, é nesse momento que o ataúde será introduzido em outro féretro de chumbo, para evitar a umidade, e por último em outro de madeira de abeto.

Para os preparativos, esta noite às 22h a Basílica de São Pedro será fechada. Estima-se que mais de 200 delegações oficiais de todo o mundo cheguem para a cerimônia, assim como cinco milhões de peregrinos, menos de 10 por cento destes  poderão estar na Praça São Pedro durante a cerimônia.