O Bispo do Córdoba, Dom. Juan José Asenjo Pelegrina, celebrou na terça-feira 5 de abril uma Missa de exéquias pelo Papa João Paulo II em que assinalou que “com sua vida e testemunho, João Paulo II, legou-nos a mais bela encíclica: a do sofrimento e a cruz aceitos por amor ao Senhor”.

O Prelado agradeceu a Deus “o dom precioso que deu de presente a sua Igreja por este pontificado dilatado e grande” e acrescentou que Deus, “que não abandona nunca a Igreja, nos dava de presente umo Papa providencial, um Papa segundo o coração de Deus, o Papa que a Igreja necessita”.

Para o Bispo, o Pontificado do João Paulo II teve “uma projeção verdadeiramente mundial” e o chamou “Papa do Concílio”. Recordou que sempre foi “próximo aos jovens” e obteve “um fecundo Magistério sobre o papel dos laicos na vida da Igreja, sua doutrina sobre o sacerdócio e a vida consagrada”.

Segundo o Prelado, a vida do Pontífice “se converteu nos últimos anos na catequese mais persuasiva e convincente sobre como deve ser a oblação sem limites de nossa própria vida ao serviço dos que acreditam, amamos e esperamos” e adicionou que “com sua vida e testemunho, João Paulo II, legou-nos a mais bela encíclica: a do sofrimento e a cruz aceitos por amor ao Senhor e em solidariedade com todos os que sofrem”.

Finalmente, Dom Asenjo indicou que “João Paulo II defendeu corajosamente a dignidade sagrada da pessoa humana, imagem de Deus, seus direitos inalienáveis, a dignidade de toda vida e a causa da paz no mundo”.