Além da tradicional “fumata bianca”, a eleição do novo Pontífice será anunciada pela primeira vez na história com a badalada dos sinos da Basílica de São Pedro, anunciou o Mestre de cerimônias Litúrgicas do Sumo Pontífice, o Arcebispo Piero Marini.

Dom Marini fez este anúncio durante a conferência de imprensa realizada na Sala Stampa esta terça-feira depois de que 88 dos 91 cardeais presentes até o momento em Roma realizaram a terceira congregação geral para tomar algumas decisões sobre o funeral de João Paulo II e o próximo conclave que elegerá a seu sucessor.

Durante o encontro com os jornalistas, o Arcebispo disse que “tal como foi feito no passado, o forno da Capela Sistina será utilizado para queimar os votos cada vez que sejam depositados. O público conhecerá o resultado da votação através da saída da fumaça da chaminé da Capela Sistina: preta quando não houver eleição, branca para a eleição”.

Transcendeu que esta inovadora iniciativa impedirá as confusões devidas à ambigüidade das cores da fumaça em algumas ocasiões anteriores e, além disso, salientará o júbilo da Igreja que anuncia a um novo Pontífice.