As livrarias mais importantes de Madri informam que após conhecer a partida do Papa  João Paulo II, a demanda por conseguir seus livros aumentou progressivamente.

Livrarias como A Casa do Livro, O Corte Inglês e São Paulo, assinalam que entre os mais solicitados está "Memória e Identidade", obra escrita pelo Pontífice e publicada em fevereiro passado. Neste livro, o Papa reflete sobre temas como o comunismo, o nazismo, o terrorismo, a defesa da vida, a democracia, entre outros.

Do mesmo modo, também aumentaram as vendas de suas quatorze encíclicas, cartazaes e vídeos.

Isto se repete também em Internet. Amazon e Barnes & Noble mencionaram obras como "Trítico Romano", "Dom e Mistério", "Levantai-vos,Vamos", "Cruzando o limiar da Esperança", assim como "Memória e Identidade" entre os mais solicitados.

Também nos Estados Unidos

Por sua parte, a agência Reuters indicou que após conhecer o falecimento do Pontífice, as editoriais HarperCollins e Bertelsmann, anunciaram que lançarão novamente os livros do Papa.

“Acredito que veremos seus livros publicados com rapidez devido à tremenda influência deste homem. Há um grande interesse por sua vida”, disse em Nova Iorque, Mort Janklow, cuja firma representou vários livros do Papa nos Estados Unidos.

A casa editorial Doubleday informou que planeja publicar dois livros sobre o Papa que for eleito. O primeiro será uma coleção de seus escritos, se houver, e o outro será uma biografia.