Ao final de sua alocução após a oração do Angelus nesta quarta-feira, 19, o Papa Francisco pediu pela paz na Ucrânia diante das protestas contra o presidente Viktor Yanukovich, que cobraram a vida de 19 pessoas nos embates entre manifestantes e forças do governo nesta terça-feira.

“Com o ânimo preocupado, acompanho o que está acontecendo nesses dias em Kiev. Garanto a minha proximidade ao povo ucraniano e rezo pelas vítimas da violência, por seus familiares e pelos feridos. Convido todas as partes a cessar toda ação violenta e a buscar a concórdia e a paz do país”, disse o Pontífice em seu apelo.

Só nesta terça-feira, pelo menos 19 pessoas morreram em confrontos entre a polícia e manifestantes que ocupam a Praça da Independência na capital, Kiev. Tratou-se do dia mais violento desde que os protestos contra o Presidente Viktor Yanukovich começaram, há 12 semanas. Alguns meios colocam a conta de mortos na casa de 25 pessoas. Um balanço atualizado pelo governo informa ainda que 159 policiais ficaram feridos, sendo 35 com gravidade. Já a oposição adiantou que pelo menos 150 manifestantes sofreram ferimentos, incluindo 30 gravemente feridos.

Os protestos contra Yanukovich começaram em novembro depois que ele cedeu à pressão russa e desistiu de um tratado comercial com a União Europeia, preferindo a ajuda financeira de Moscou.