Nesta terça-feira foram apresentados ao Papa Francisco, na Casa Santa Marta, como já é tradicional, os dois cordeiros abençoados pela manhã com ocasião da memória litúrgica de Santa Inês.

A lã destes cordeiros é a que será utilizada para confeccionar os pálios que serão impostos pelo Santo Padre aos novos arcebispos metropolitanos no próximo dia 29 de junho, durante a solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

As religiosas do convento romano de São Lourenço em Panisperna criam estes cordeiros que são depois oferecidos ao Papa pelos Cônegos Regulares de São João de Latrão na memória litúrgica de Santa Inês, martirizada em torno do ano 305 e representada na iconografia tradicional com um cordeiro.

O Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição usada pelo Pontífice e pelos arcebispos metropolitanos em suas Igrejas e nas Igrejas de sua província. Consiste em uma estreita faixa de lã branca de uns quatro dedos de largura, feita em forma de colar, decorada com seis cruzes de seda preta.

O Pálio representa o símbolo do Bom Pastor com o cordeiro sobre os ombros. O Santo Padre impõe esta faixa de lã branca aos novos arcebispos metropolitanos em sinal de sua especial comunhão com a Sé apostólica.