Em uma nota divulgada a  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida todos os brasileiros a se unirem em orações pelo  Papa João Paulo II. Os Bispos lembram que o  papa tinha grande estima pelo Brasil e pelo brasileiro, que o saudou como "João de Deus" em sua primeira visita ao Brasil, em 1980.

Leia a seguir a íntegra da mensagem da CNBB:

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil participa da dor de toda a Igreja e da inteira família humana pelo falecimento do Papa João Paulo II. O Santo Padre, depois de servir a Igreja como sacerdote e bispo, e depois de um longo e frutífero pontificado, como Sucessor de São Pedro, descansou no Senhor.

O Papa tinha grande estima pelo Brasil e pelo povo brasileiro, que o acolheu com entusiasmo e saudou como "João de Deus" em sua primeira visita ao Brasil. Sempre se preocupou pelos pobres e doentes, pelas crianças e os jovens; acompanhou com interesse as questões da vida pública brasileira e, especialmente, incentivou muito a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

A CNBB convida todos os brasileiros a se unirem na prece a Deus para agradecer pela vida e o ministério do Papa João Paulo II e para pedir que o Pai misericordioso acolha no seu reino e conceda o prêmio eterno a esse seu servo fiel.

A Presidência da CNBB também pede aos bispos que promovam em suas dioceses especiais eucarísticas e outros momentos de oração, para os quais também poderão ser convidadas as autoridades locais, pelo descanso eterno do Papa João Paulo II.

Cristo ressuscitou, aleluia! Ressuscitou verdadeiramente, aleluia!"