Na próximo sábado 25 e domingo 26 de janeiro haverá nos Estados Unidos a Coleta Nacional Anual para Igreja na América Latina e o Caribe, com o fim de apoiar projetos pastorais de evangelização no Novo Continente.

A Comissão Nacional de Coletas da Conferência Episcopal dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, através de uma de suas subcomissões, encarrega-se todo ano de reunir em todas as paróquias do país a ajuda econômica destinada geralmente a compartilhar a fé entre jovens que enfrentam muitos desafios sobre tudo nas zonas mais sofridas devido à violência, ao desemprego e à pobreza.

Esta ajuda da Igreja americana é como “uma luz que ilumina e dá esperança” aos fiéis latino-americanos, assinala a carta dirigida aos fiéis emitida pela Conferência de Bispos e que cada pároco pode ler em inglês ou em espanhol em suas paróquias ou divulgá-las em outros meios.

Os fundos ajudarão em projetos pastorais na Argentina, Guatemala, Equador, El Salvador entre outros países.

Os frutos destas coletas irão também para zonas afetadas por desastres como o terremoto ocorrido no Haiti em 2010, para ajudar na reconstrução das igrejas.

Em 2013, a USCCB (Conferência Episcopal Americana) apoiou 393 projetos totalizando 5.5 milhões de dólares em doações para a América Latina e o Caribe.